domingo, 31 de agosto de 2008

Pelourinho


Pelourinho
Ver artigo principal: Pelourinho.

O Pelourinho em 1900.

Pelourinho.

Pelourinho.
A palavra Pelourinho, em seu sentido amplo, corresponde a uma coluna de pedra localizada normalmente ao centro de um praça, onde eram expostos e castigados criminosos[6]. No Brasil, e em especial o pelourinho de Salvador, seu uso principal era para castigar escravos através de chicotadas durante o período colonial. Com o fim da escravidão no Brasil, em 1888, este local da cidade passou atrair artistas de todos os gêneros: cinema, música, pintura, etc., tornando o Pelourinho em um centro cultural.
Em 1991, iniciou-se uma grande restauração do casario e houve maciço investimento estatal em segurança e financiamento na instalação de hospedarias, restaurantes, escolas de dança e outras artes, aumentando a procura do local por turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros. Possui atualmente um lugar no Registro Histórico Nacional e é chamado de Centro Cultural do Mundo pela UNESCO.
O Pelourinho de Salvador é um local repleto de construções coloniais de diferentes tons de cor. Algumas construções são mais bonitas por fora do que por dentro, pois a obra de restauração financiada pelo Governo do Estado e organismos internacionais priorizou mais a recuperação das fachadas do que o interior do casario. Esse fato justifica-se pois muitos imóveis estavam em completo estado de ruína, o que impossibilitou a reconstrução fiel do interior dessas construções.
Muitos moradores do Centro Histórico, na sua maioria pessoas de baixa renda ou oportunistas que invadiam os prédios abandonados e ali residiam, se mantendo de pequenos serviços prestados nos arredores e de biscates, foram relocados para conjuntos habitacionais providos de toda infra-estrutura como saneamento básico, transporte e escolas, patrocinados pelo governo estadual.
Muitas das construções, no entanto, foram completamente restauradas, tanto externa quanto internamente, devido ao estado de conservação que permitiu o aproveitamento total das estruturas físicas desses imóveis.
A reforma do Centro Histórico não serviu apenas para atrair os turistas, mas também para que a UNESCO certificasse aquele sítio histórico como Patrimônio da Humanidade.
Alega-se que as obras realizadas no Pelourinho serviram apenas para atrair turistas e que os moradores de alguns prédios remanescentes e que precisam de urgente recuperação, não têm dinheiro para reformar. A informação é controversa, no entanto, já que restam poucos prédios a serem recuperados e outros reconstruídos, e que as pessoas que ainda residem nesses locais são remanejadas para áreas distantes do centro, porém com total infra-estrutura. Além disso, não se pode admitir que prédios históricos que datam da fundação da cidade do Salvador sejam ocupados de forma precária, já que todo o centro antigo da cidade é tombado pela Unesco e merece um tratamento de reforma e de manutenção constante.
Salvador faz parte da Organização das Cidades do Patrimônio Mundial, por possuir o sítio Centro Histórico de Salvador como parte do Patrimônio Mundial da UNESCO

Nenhum comentário: